Relatorio de visita ao museu
Visita ao Museu da Língua Portuguesa
O objetivo é conhecer a história da “Língua Portuguesa” e compreender um pouco mais sobre a cultura de nosso pais.
Na entrada do museu, deparei-me com a “árvore da língua”, que retrata em suas raízes, palavras que deram origem a Língua Portuguesa. Fui ao 3º andar, e encontrei quadros de diversos fotógrafos, que retratam momentos da rotina do povo brasileiro nas linhas da CPTM, (maquinista olhando os trilhos, mulher aguardando o trem, casal abraçado dentro da estação). Mas a frente, na parede, diversas frases e pensamentos de escritores antigos, chamam atenção pela maneira de escrita e grau de expressão em seus versos.
Antes de entrar no cinema, observo na porta uma “digital”, que lembra “identidade”, tentando nos mostrar a importância da Língua Portuguesa, comparando-a com o nosso RG (polegar), ou um cartão de visita. Dentro do cinema bem sofisticado, o vídeo nos mostra a história, a origem, as modificações e a importância da Língua Portuguesa.
Na próxima sala, chamada de “praça da língua”, através de tecnologias inovadoras, pode-se interagir com o cenário, repleto de palavras que se formam, dando origem a um ambiente muito colorido, repleto de som, vídeos, efeitos visuais, piso do chão acendendo, tornando a experiência de imersão ao mundo das palavras, ainda mais interessante.
Tive o privilégio de conversar com uma professora de Língua Portuguesa que acompanhava seus alunos, e me contou fatos interessantes como por Ex: A Língua Portuguesa é a 5ª mais falada no mundo todo, citando alguns lugares como Angola, Timor Leste, Goa e Moçambique. Contou também sobre a influência que nossa linguagem sofreu com a vinda de imigrantes estrangeiros, influência dos índios, e reformas ortográficas que a Língua Portuguesa vem passando, devido a disseminação da nossa língua em diversos locais do mundo, tornando-se uma linguagem desconexa modificada, e a atual presença do “internetês”, onde