RELATORIO DE UREIA
Nome:
METODOLOGIA: Urease-Labtest
PROCEDIMENTO
Para a dosagem da uréia na urina, dilui-se a amostra 1:50 ( 0,1 mL de urina + 4,9mL de água destilada ou deionizada). Misturou-se e incubou-se a 37 ºC durante 5 minutos. Determinou-se absorbância do teste e padrão em 600nm, acertando o zero com o branco.
RESULTADOS
Tabela 01: Resultados obtidos a partir da amostra de soro e urina.
Absorbância - Teste
Absorbância - Padrão
Cálculo
Soro
0,04
0,10
Mg/dl= aborbância teste
Absorbância padrão=
0,04 * 70 = 28
0,10
Urina
0,02
0,02
Mg/dl= aborbância teste
Absorbância padrão=
0,02 * 70 = 70
0,02
Fonte: Laboratório de Ciências Farmacêuticas da Faculdade Santo Agostinho – FSA. 2013.2
DISCUSSÃO DOS RESULTADOS
Valor de referência 10- 50 mg/dL, a amostra apresentam valores normais para a quantidade sérica de uréia. As concentrações séricas de uréia podem variar amplamente no indivíduo saudável, porque são influenciadas por diversos fatores como, por exemplo, a ingestão diária de proteínas e o estado de hidratação, o uso de glicocorticóides e, também os hormônios tireoidianos elevam a uréia.
O valor encontrado a partir da amostra feita na urina, apresentou valo acima do valor de referência. Isto ocorreu, devido ao preparo errôneo das misturas padrões, ou pela modificação da sua qualidade, o que influenciou diretamente nos resultados.
CONCLUSÃO
Conclui-se que a uréia analisada, mostrou que a cobaia apresenta níveis normais, apesar que a amostra retirada da urina, ocorreu no erro procedimento. O exame de uréia é utilizado para diagnosticar vários problemas renais, um dos exames mais solicitados no laboratório de análises clínicas, realizado no sangue e na urina.