Relatorio de Sistemas Digitais
Um gerador que produza pulsos com frequência e duração controlados pode ser de grande utilidade em muitas aplicações de desenvolvimento de projetos, teste e controle de diversos tipos de cargas. Mostramos neste artigo uma ideia prática de controle baseada num astável e monoestável, capaz de controlar cargas de diversos ampères, dependendo apenas das características do transistor de potência usado.
Os controles PWM podem ser elaborados a partir de diversas configurações, muitas das quais usando poucos componentes especificamente projetados para essa finalidade.
No entanto numa bancada de desenvolvimento ou teste, ou ainda numa aplicação menos crítica, a disponibilidade de um circuito que possa gerar pulsos de frequência e duração numa ampla faixa de valores é muito interessante.
Circuito desenvolvido por nós alunos do IF - sertão Campus Floresta.
Componentes usados na montagem do circuito
Led
O LED é um componente eletrônico semicondutor, ou seja, um diodo emissor de luz ( L.E.D = Light emitter diode ), mesma tecnologia utilizada nos chips dos computadores, que tem a propriedade de transformar energia elétrica em luz. Tal transformação é diferente da encontrada nas lâmpadas convencionais que utilizam filamentos metálicos, radiação ultravioleta e descarga de gases, dentre outras. Nos LEDs, a transformação de energia elétrica em luz é feita na matéria, sendo, por isso, chamada de Estado sólido ( Solid State ).
O LED é um componente do tipo bipolar, ou seja, tem um terminal chamado anodo e outro, chamado catodo. Dependendo de como for polarizado, permite ou não a passagem de corrente elétrica e, consequentemente, a geração ou não de luz.
Simbologia de um Led
O componente mais importante de um LED é o chip semicondutor responsável pela geração de luz. Este chip tem dimensões muito reduzidas.
LED convencional e seus componentes.
Resistores
Resistor é um