Relatorio de seminário
Centro de Humanidade - CH
Departamento de Geociências – DEGEO
CURSO: Licenciatura em Geografia
Professor: Marcelo
Relatório do Seminário
Sobre o livro: Por uma geografia nova
Autor: Milton Santos
Acadêmico (a): Juliana de F. Oliveira Rodrigues
CRATO, Março de 2013
No primeiro momento analisamos o livro, trazendo um pensamento novo da geografia. Como meta de produzir uma estrutura renovada do pensamento geográfico, não só voltada para critica, mais repensar nos novos fundamentos e estrutura que a disciplina traz. A primeira parte voltada para a critica do modelo tradicional da geografia. Pensar nos fundamentos da formação cientifica, chamando atenção para essas mudanças e refletir nos momentos da geografia tradicional e moderna.
Na segunda parte propor um olhar da geografia mais aprofundado, voltado para uma ciência cientifica. Propondo ao leitor que o papel do geografo é estudar as mudanças de um espaço. Que o elemento importante da geografia não é a natureza mais a sociedade no todo. Em toada a historia da geografia não se construiu um conhecimento geográfico de forma que o mundo necessita. Ou seja, que geografia tradicional não foi capaz de desenvolver um espaço geográfico de qualidade.
A terceira parte já é bem mais trabalhada a ideia de uma geografia critica. Devemos buscar melhorias no processo que a geografia vem a ter futuramente. O conhecimento social não traz o que realmente o geografo busca. O papel das classes sociais na produção do espaço deixa a desejar, fazendo vistas grossas a realidade da desigualdade social. Na linguagem corrente, reduz-se o papel do geografo ao de interprete das condições naturais. Fazendo com que a geografia seja mais desenvolvida pela ideologia que por uma filosofia. A sociedade das elites visa buscar pelos seus interesses, sem se importar com a população, que sofre com a desigualdade.
A geografia tem no seu contexto histórico uma distorção, fazendo no seu primeiro