Relatorio de Quimica
Aula 8: Preparo de soluções
Uma solução é formada quando um mistura homogenia de duas ou mais substancias forma uma única fase. Nessa mistura, o soluto é a substancia dissolvida na outra substancia e o solvente é responsável pela dissolução. Nem toda mistura homogenia é uma solução. As misturas capazes de causar espalhamento da luz não são soluções.
As soluções podem ser classificadas:
Quanto ao estado físico: solidas, liquidas e gasosas.
Quanto à condutividade elétrica: eletrolíticas ou não eletrolíticas. Quanto a proporção soluto/solvente: diluída, concentrada, instaurada, saturada e supersaturada.
Aula 9: Padronização de soluções
Uma solução é uma mistura homogênea de duas ou mais substancias, sendo constituída de uma solvente e um soluto. O solvente é constituído na mistura em maior quantidade. Ele dá o estado físico da solução (sólido, líquido e gasoso), no qual o soluto está dissolvido (LENZI et al, 2004, p. 180). O soluto é a substância ou as substancias, presentes em menor quantidade que o solvente, se apresentando disperso no solvente.
O fenômeno da dissolução de um sólido é o resultado da interação de forças elétricas entre as moléculas do solvente com as unidades (íon: cátions e ânions, átomos, ou moléculas) do soluto que se encontram ligadas em posições definidas na estrutura reticular do solido cristalino, ou o contrário, sólido amorfo. A dissolução obedece à lei: semelhante dissolve semelhante (LENZI et al, 2004, p. 180).
Objetivo da aula 8.
Treinar a técnica de pesagem, de manuseio de pipeta e de litura do volume no balão. Ilustra a técnica de preparo de soluções de concentrações conhecidas. Entender o efeito das energias nos processos de preparo de soluções.
Materiais utilizados
Balança
Béquer
Funil Simples
Balão volumétrico de 100,00 mL
Balão volumétrico de 200,00 mL
Pipeta Volumétrica
Agua destilada
NaOH
Acido Clorídrico