relatorio de quimica
Curso: Lic. Em Ciências da Natureza
Disciplina: Lab. Química Experimental
Prof° João
Data: 20/06/2013
Alunos: Diego da Silva Palencia Juliana Santana João Rodrigues Silva
RELATÓRIO DE QUÍMICA EXPERIMENTAL – 2° PRÁTICA
Cabo Frio, 2013
1. Cálculo da densidade do sólido regular
Para medir a Densidade da esfera, mediu-se o diâmetro da esfera com um paquímetro obtendo o valor do raio em centímetros em seguida, e mediu-se a massa em gramas utilizando uma balança analítica com três casas decimais. O volume da esfera foi obtido pela equação espacial Vesfera = 4/3 Pi.r3 . A Densidade (g/cm³) foi obtida pela divisão da massa (g) pelo volume (cm³) conforme a tabela 1.
Tabela 1 – Densidade da esfera
Material
Massa (g)
Volume (cm³)
Diâmetro (cm)
Raio r (cm)
Densidade (g/cm³)
Esfera de bico de garrafa
1,802
0,695
1,1
0,55
2,585
2. Cálculo da densidade dos sólidos amorfos
Para calcular a Densidade do sólido amorfo, mediu-se primeiramente a massa na balança analítica. Para medir o volume, utilizou-se uma proveta graduada, colocou-se água (pois a mesma não se dissolve com o sólido e é menos densa) e em seguida, colocou-se os sólidos, calculou-se a diferença do volume final menos o volume inicial da proveta, obtendo-se o volume do sólido. A Densidade (g/cm³) foi obtida pela divisão da massa (g) pelo volume (cm³) conforme a tabela 2.
Tabela 2 - Densidade dos sólidos amorfos
Material
Massa (g)
Volume (cm³)
Densidade (g/cm³)
Brita
18,402
6
3,07
Ardósia
21,844
8
2,73
Quartzo
46,550
17
2,74
3. Cálculo da densidade das soluções de NaCL em água
No preparo das soluções de cloreto de sódio (NaCl), mediu-se a massa do NaCl na balança analítica, em seguida adicionou-se o soluto à água no becker. Mediu-se a massa do Picnômetro vazio, com água e com as soluções na balança analítica. A densidade relativa foi calculada utilizando o método comparativo