Relatorio de quimica
Discente: Daiane Ribeiro da Silva João Felipe Junqueira Sandro Senhorini Junior
Disciplina/Semestre: Introdução ao Laboratório de Química /1º Semestre
Docente: Fernando César dos Santos/Priscila Bonfim Gonçalves
LONDRINA - 2014
RESUMO
A Curva de Solubilidade serve para determinar se a substância é solúvel á uma certa temperatura e pressão. Foi feito cinco amostras com diferentes massas de dois tipos de sais, NaNO3 e KNO3. Foram aquecidos e dissolvidos, assim que tiramos do fogo foi colocado o termômetro para medir em qual temperatura o sal iria se cristalizar.
INTRODUÇÃO
A solubilidade de um soluto (sal) depende do solvente que vai ser usado, no caso a água. A temperatura interfere muito na solubilidade, pois através dela o sal vai aquecer mais, e vai dissolver com mais facilidade.
O objetivo da curva solubilidade é verificar a solubilidade do sal, no caso NaNO3 e KNO3 em diferentes temperaturas.
PARTE EXPERIMENTAL
Materiais e Reagentes
Dez tubos de ensaio, béquer, Bico de Bunsen, bastão, pipeta volumétrica,NaNO3 (Nitrato de Sódio), KNO3 (Nitrato de Potássio),água destilada.
Procedimento Experimental
Foi pesado cinco amostras do sal NaNO3 e cinco de KNO3, cada amostra com diferentes massas, 8 g, 7g, 6 g, 5 g e 4 g de cada. Colocou cada uma delas em um tubo de ensaio e adicionou 5ml de água destilada nos tubos. Foi colocado dentro de um béquer com água destilada e lavado até a chama do Bico de Bunsen até que o sal se cristaliza-se. Assim que o soluto foi dissolvido, introduziu-se o termômetro dentro do tubo e mediu-se a temperatura no qual o soluto ia se cristalizando novamente (voltando a ser um sal).
RESULTADOS
Após feito o experimento, obteve os resultados da temperatura no ponto em que ocorre a cristalização:
Tabela 1 – Resultados dos experimentos