relatorio de quimica
No nosso cotidiano são inúmeros os acontecimentos que desconhecemos suas causas, são situações simples, que passam despercebidas ou que não apresentamos interesse em desvendá-las.
Vemos em algumas reportagens sobre acidentes ambientais, onde ocorre um vazamento no casco de grandes navios e estes deixam vazar petróleo nas águas do mar, mas já nos perguntamos por que o petróleo/óleo fica na superfície da água? Podemos encontrar estas respostas estudando a densidade dos materiais.
Todo material possui sua densidade, que é a massa por unidade de volume de uma substância. O cálculo da densidade é feito pela divisão da massa do objeto por seu volume, isto é, a densidade existe para determinar a quantidade de matéria que está presente em uma determinada unidade de volume. A densidade dos sólidos e líquidos é expressa em gramas por centímetro cúbico (g/cm3).
Com o objetivo de mostrar as técnicas de determinação de densidade líquidas e as suas relações com as propriedades químicas, serão realizadas dois procedimentos experimentais, sendo um com água destilada e outro com solução de etanol.
A densidade absoluta é definida como a quantidade de massa em uma unidade de volume: Massa
Densidade = -------------- Volume
A densidade de sólidos e líquidos, segundo o Sistema Internacional de Unidades é em expressa em quilograma por metro cúbico – Kg / m³. Entretanto, é mais comumente expressar em unidades de gramas por centímetro cúbico (g/cm³) ou gramas por mililitro (g/mL). A densidade absoluta é uma propriedade específica, isto é, cada substância pura tem uma densidade própria, que a identifica e a diferencia das outras substâncias. A densidade relativa de um material é a relação entre a sua densidade absoluta e a densidade absoluta de uma substância estabelecida como padrão.
A partir do princípio de Arquimedes temos que, quando um corpo está parcialmente ou totalmente submerso em um fluido este aparenta