Relatorio de quimica
ENG. CIVIL
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA DE ENSAIOS DE CHAMAS
WILLIAM VALVERDE SANTANA
SALVADOR-BAHIA
18 DE SEMTEMBRO DE 2013
UNIVERSIDADE SALVADOR
ENG. CIVIL
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA DE ENSAIOS DE CHAMAS
WILLIAM VALVERDE SANTANA
SALVADOR-BAHIA
18 DE SEMTEMBRO DE 2013
Referencial Teórico
Segundo Niels Bohr, em 1913, formulou algumas leis para explicar o modelo pelo qual os elétrons giram em órbita ao redor do núcleo atômico. A primeira lei era que os elétrons podem girar em órbita somente a determinadas distâncias permitidas do núcleo, a segunda lei era que um átomo irradia energia quando um elétron salta de uma órbita de maior energia para uma de menor energia. A transição de um elétron, de uma órbita para outra, não seria gradativa, seria por saltos. Além disso, um átomo absorve energia quando um elétron é deslocado de uma órbita de menor para uma órbita de maior energia. Em outras palavras, quando o átomo recebe energia de uma fonte externa, absorve-a, assim o elétron salta para uma camada mais externa para atingir um nível mais alto de energia, assim diz-se que o átomo está no seu estado excitado. Quando o elétron decai, retornando à sua camada de origem, libera fótons, que é uma radiação eletromagnética e tem comprimento de onda. Cada uma dessas emissões aparece no espectro como uma linha luminosa bem localizada.
Através disso podemos perceber que no experimento de “ensaios de chamas”, serve para detectar a presença de alguns íons metálicos, baseado no espectro de emissão característico para cada elemento.
Objetivo
Observar juntos ao modelo de Bohr que a coloração das chama associada à presença de elementos químicos e metálicos presentes em sais. O álcool dava uma cor amarelada e azulada que dificultava um pouco a visualização.
Material e Reagentes
MATERIAL UTILIZADO: