Relatorio de quimica
ENGENHARIA AMBIENTAL
severina tertuliano
RELATÓRIO DE QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA
AULA DE LABORATÓRIO
JOÃO PESSOA
2011
JULIANA LACERDA
SAYONARA TAVARES
SAMARA GALVÃO
SUYLANE BARBALHO
RELATÓRIO DE QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA
AULA DE LABORATÓRIO
Relatório apresentado à UNPB FPB, com requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Química Geral e Inorgânica do curso de Graduação em Engenharia Ambiental.
Orientador (a): Celene C. de Carvalho
JOÃO PESSOA
2011
1. Objetivos:
• Determinar a temperatura de fusão e solidificação da naftalina;
• Verificar através desta propriedade física, se a amostra apresenta pureza significativa.
2. Fundamentação Teórica:
2.1. Determinação de Constantes Físicas
As propriedades físicas da matéria agrupam-se em duas categorias principais: as intensivas e as extensivas. Existem propriedades que independem de quanto se tem de matéria. Por exemplo: a temperatura de uma amostra não depende de seu tamanho e sim, do meio em que se encontra, já a massa depende. Assim, a temperatura é uma propriedade intensiva e a massa uma propriedade extensiva. É interessante ressaltar que a razão entre duas propriedades extensivas é uma propriedade intensiva. Exemplo: densidade e concentração.
Um dos testes de pureza de uma substância é a medida de suas constantes físicas (propriedades físicas das espécies químicas).
A sua reprodutibilidade caracteriza a veracidade de um método. Muitas vezes elas identificam a pureza com maior clareza e rapidez.
Entre as principais constantes físicas, encontra-se: densidade, ponto de fusão, ponto de ebulição, índices de refração; coeficiente de solubilidade, massa específica e outros.
Ponto de fusão ou ponto de solidificação é a temperatura na qual o líquido e o sólido podem coexistir em equilíbrio. A temperatura na qual um sólido cristalino se funde, isto é torna-se líquido é denominada ponto de fusão. A pressão de 1 atm, esta