relatorio de quimica determinacao da acidez do vinagre
ENGENHARIA BIOENERGÉTICA
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA 04: Determinação do Teor de Acidez do Vinagre
Professor: Jaime Roberto Teixeira Rios
BRUNNA ROCHA
FRANCISCO JUNIOR CORREA MOTA
LILIAN GUEDES LOPES FERREIRA
LUIZA LACERDA
Belo Horizonte, 08 de Outubro de 2014
Índice
1. Resumo
2. Objetivo
3. Introdução
4. Parte Experimental
5. Resultados e discussão
6. Conclusão
7. Referência Bibliográfica
1. Resumo
Nesta prática trabalhamos com um ácido: o vinagre. Cada componente do grupo pode realizar a pratica onde foi proposto determinar o teor de acidez do vinagre. Cada componente do grupo realizou uma titulação e encontrou um volume, realizando no final uma média aritmética do mesmo e encontrando o volume final, a partir disso foram feitos análises e cálculos necessários para chegar ao teor de acidez do vinagre.
2. Objetivo
O objetivo deste experimento portanto foi determinar com maior precisão a porcentagem de ácido acético que existente no vinagre, ou seja, determinar o teor de acidez do vinagre, realizando uma titulação de um ácido forte com uma base fraca, utilizando os equipamentos do laboratório, que serão mencionados na parte experimental deste relatório. Nesta prática podemos também colocar em prática os conhecimentos teóricos sobre os ácidos, podendo enxergar sua reação no procedimento realizado.
3. Introdução
Na prática realizada usamos o vinagre para determinar o seu teor de acidez. O vinagre é um ácido de solução aquosa diluída onde predomina o ácido acético.
A origem da palavra ácido vem do Latim ACIDUS, “agudo, azedo”, de uma base Indo-Europeia AK, “afiado, aguçado”. São classificadas como ácido, todas as substâncias que podem liberar íons H+ quando forem diluídas em água (solução aquosa).
Os critérios inicialmente