Relatorio de quimica - cinética química e equilíbrio
de
Química
-
Engenharia de Produção
Nome:
Matricula:
Turma:
Experimento 09: Cinética química e equilíbrio
Objetivos
- Determinar com clareza a relação entre concentração dos reagentes e velocidade de reação;
- Debater sobre mecanismos de reação;
- Verificar as diferenças entre reagentes e catalisadores;
- Interpretar mudanças no equilíbrio baseadas no principio de Le Chatelier.
Introdução Teórica
A cinética química estuda a velocidade de uma reação, além dos fatores que influenciam neste processo. Diferentes das reações que ocorrem com diferentes velocidades, algumas necessitam de superfície de contacto, energia de ativação (na forma de luz, calor, eletricidade, agitação)... Outras de catalisadores. As reações poderão ser rápidas ou instantâneas, moderadas ou lentas.
Quanto maior a temperatura, maior será a velocidade da reação, para reações endotérmicas. A influência da temperatura na velocidade de uma transformação química pode ser analisada observando o comportamento das moléculas reagentes. Aumentar a temperatura significa aumentar a energia cinética das moléculas, consequentemente, aumenta a velocidade das moléculas.
Aumentando a concentração dos reagentes, aumentará a velocidade da reação. Podemos dizer que o aumento da concentração dos reagentes tende a aumentar a velocidade da transformação química, sendo assim, quanto maior a concentração dos reagentes, maior velocidade da transformação química. Um aumento da superfície de contato aumenta a velocidade de reação.
Catalisador é tudo aquilo que facilita reações químicas sem delas participar, sais como minerais ionizados ou enzimas. Um catalisador é uma substância que afeta a velocidade de uma reação, mas mantém o do processo inalterado. Normalmente, um catalisador muda a velocidade de reação, promovendo um mecanismo diferente para a reação. Por exemplo, hidrogênio e oxigênio gasosos são virtualmente inertes à