Relatorio de quimica - cinetica quimica
A importância da Cinética Química é muito ampla, já que se relaciona com temas como, por exemplo, a rapidez com que um medicamento atua no organismo ou com problemas industriais, tais como a descoberta de catalisadores para acelerar a síntese de algum novo produto. Sempre relacionada às concentrações dos reagentes e seu estado particular (estado físico, estado nascente dos gases, estado cristalino ou amorfo dos sólidos),o fato dos reagentes estarem ou não em solução (neste caso a natureza do solvente irá influir na velocidade da reação), a temperatura, a eletricidade, a luz, a pressão, a presença de catalisadores e dos produtos de reação.
Na parte 1 foi utilizada uma solução de KIO3 e NaHSO3 em diferentes concentrações de KIO3 para que seja possível ver as diferenças nas verificações de como as reações são afetadas a uma mesma temperatura (ambiente), e mesmas condições de luz.
Na parte 2 foi utilizada uma solução de KIO3 e NaHSO3, mas em temperatura controlada e mais baixa que a ambiente para poder atestar como a temperatura interferia na velocidade da reação.
Nessa prática iremos verificar o tempo gasto para que cada reação atingisse a estabilidade (cor azul) com o uso da formula a seguir:
2 IO3- + 5 HSO3- + 2 H+ 5 HSO4- + H2O
OBJETIVOS Estudar os efeitos da concentração e temperatura na velocidade de reação.
MATERIAIS
Durante a prática, os seguintes materiais foram utilizados * 2 Béqueres 250 ml * 5 Tubos de Ensaio * 2 provetas * Cronômetro * Solução 0,02 mol/L de KIO3 * Gelo * 1 suporte para tubo * Pisseta com água destilada * 1 Termômetro (0ºC-100ºC) * Solução 0,02 mol/L de NaHSO3 em dispersão de amido 0,2%
PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
Primeiro Experimento
O primeiro experimento estudou os efeitos da concentração na velocidade da reação. Os passos realizados foram os seguintes:
Em um suporte para tubo de ensaio, foram colocados cinco tubos e enumerados. Ao tubo um foi adicionado