Relatorio De Quimica 3
BRUNO FERREIRA BOMFIM
DERICK CASTRO DOMINGOS
JACKSON VALADÃO ALVES
JANAINA RODRIGUES
JANSEN FERNANDES DE SOUZA
Prática n° 03 (04/03/15):
DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE.
VILA VELHA
07 DE MARÇO DE 2015
BRUNO FERREIRA BOMFIM
DERICK CASTRO DOMINGOS
JACKSON VALADÃO ALVES
JANAINA RODRIGUES
JANSEN FERNANDES DE SOUZA
DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE.
VILA VELHA 07 DE MARÇO DE 2015
1. INTRODUÇÃO
A densidade absoluta (d) de uma substância é definida como a relação entre a sua massa e o seu volume: d = m/V
A densidade absoluta é também uma propriedade específica, isto é, cada substância pura tem uma densidade própria, que a identifica e a diferencia das outras substâncias.
A densidade é uma propriedade física importante e pode ser utilizada para distinguir um material puro de um impuro (ou de ligas desse metal), pois a densidade dos materiais que não são puros (misturas) é uma função da sua composição. Ela também pode ser utilizada na identificação e no controle de qualidade de um determinado produto industrial, bem como ser relacionada com a concentração de soluções.
A densidade de um sólido pode ser determinada pesando-o cuidadosamente e em seguida determinando seu volume. Se o sólido apresentar uma forma irregular (o que torna impossível medir suas dimensões), o volume poderá ser determinado utilizando um método de deslocamento. Basicamente, determina-se a massa de uma amostra do sólido e então transfere-se quantitativamente essa massa para um instrumento volumétrico graduado apropriado (ex.: proveta ou bureta), parcialmente cheio com água (ou em algum líquido no qual o sólido não flutue). O sólido deslocará um volume de líquido igual ao seu volume. Assim, ao anotar a posição do menisco antes e depois da adição do sólido, o volume poderá ser deduzido.
A densidade dos líquidos pode ser determinada analogamente à densidade dos sólidos, medindo-se a sua massa e