Relatorio de Protozoario
Os protozoários são organismos unicelulares, ou seja, formados por uma única estrutura celular, sendo a maioria heterotrófica. Portanto, não consegue converter (sintetizar) matéria orgânica a partir da inorgânica, necessitando absorver os nutrientes do meio externo.
São organismos com ampla dispersão em ambientes úmidos e aquáticos, com espécies de vida livre e outras parasitárias de invertebrados e vertebrados.
Neste relatório vamos obter conhecimento sobre os protozoários, mostrando que existem protozoários ciliados, flagelados entre outros, e suas diferentes formas.
Objetivo
Analisar e identificar os diferentes tipos de protozoários nos diferentes tipos de água coletadas pelos próprios alunos, analisar e comparar as estruturas e a morfologia observadas na lamina.
Materiais e Métodos
Foram utilizadas as vidrarias: Lamina, Lamínula, Pipeta Pasteur e Pisseta.
Com a Pipeta Pasteur, peguei a água e coloquei na lamina, coloquei a lamínula por cima e observei no microscópico óptico.
Resultados
Discussão
Protozoários são seres unicelulares, na maioria heterotróficos, mas com formas autotróficas e com mobilidade especializada sendo este o principal critério utilizado para definir sua classifição.
O sistema locomotor é bem primitivo com o uso de flagelos, cílios, membranas ondulantes, cirros ou pseudópodes. Há um sistema hidrostático, constituído de vacúolos pulsáteis que eliminam o excesso de água que entra na célula por osmose nos protozoários dulcícolas, estabelecendo assim o equilíbrio osmótico. O citoesqueleto também é especializado para manter a forma da célula, emissão de pseudópodes, locomoção, movimentação de vacúolos digestivos, entre outras funções necessárias.
Os autótrofos fazem fotossíntese e se alimentam como se fossem plantas, outros são heterótrofos e se alimentam comendo diversos alimentos principalmente matéria orgânica em decomposição, folhas