relatorio de praticas quimicas
ENGENHARIA CIVIL
RELATÓRIO DE QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA
PRÁTICA 12 – INDICADORES ÁCIDO-BASE
Professor: Sandovanio Ferreira de Lima
Data: 19/05/2014
Maceió – AL
2014
Sumário
1. INTRODUÇÃO
Indicadores são substâncias orgânicas de caráter fracamente ácido ou básico, que têm a propriedade de mudar de coloração em função do pH, apresentam a capacidade de mudar de cor na presença de um ácido ou de uma base, por efeito de uma modificação na sua estrutura química.
Muitos pigmentos que são extraídos de vegetais podem ser usados como indicadores ácido-base. Um indicador ácido-base é uma substância que apresenta uma determinada coloração em meio ácido e outra em meio básico.
Dentre os indicadores mais utilizados em processos analíticos está a fenolftaleína. Indicador que apresenta uma ampla faixa de trabalho podendo atuar tanto em pH ácido quanto em básico. Vale salientar que cada indicador apresenta uma faixa específica de trabalho, não sendo possível utilizá-los em qualquer faixa de pH.
2. OBJETIVO
Preparar um indicador ácido-base e utilizá-lo na medida do pH de algumas substâncias comparando os valores obtidos com os medidos com o pHagâmetro.
3. METODOLOGIA
3.1. MATERIAIS E REAGENTES
Tubo de ensaio
Estante
Pipeta de 5 mL Água
Limpador com amoníaco (Ájax)
Etanol
Repolho roxo
Antiácido
Suco de uva ou vinho tinto
Café
Chá
Solução de NaOH
Coca-cola
Limão
Vinagre
Detergente
Água sanitária.
3.2. PREPARAÇÃO DO EXTRATO DE REPOLHO ROXO
Pique algumas folhas de repolho roxo, coloque em um béquer com 30 mL de água e deixe sob aquecimento por 10 minutos. Deixe esfriar e filtre.
1.
2.
3.
3.1.
3.2.
3.3. MEDIDA DO PH
Foram colocados 3 mL da solução do indicador preparado (repolho roxo), 3 mL de água e 5 gotas da substância a ser testada em um tubo de ensaio.
Tubo de ensaio
Substância adicionada
1
Água