relatorio de optica 1
Objetivo:
Essa experiência tem como objetivo confirmar que ângulo A=a/2 através da reflexão dos ângulos dos raios incidentes e refletidos pelo prisma, conforme a figura 1.2.
Materiais Utilizados:
.Goniômetro;
.Suportes Cavaleiros;
.Suporte de 3 pontos;
.Vidro despolido;
.Lâmpada alógena;
.Fonte de alimentação para a lâmpada;
.Prisma.
Introdução Teórica: Quando um raio incide em alguma espécie de superfície, parte dele é refratado (são os raios que atravessam essa superfície), e parte dele é refletida, como representa a figura 1.1.
Figura 1.1 Os ângulos de incidência são medidos de acordo com a normal da superfície, e o seu raio correspondente como é mostrado na figura. Onde Θ1 é o ângulo do raio incidente, Θ1’ é o ângulo do raio refletido, e Θ2 é o ângulo do raio refratado. As leis que determinam a reflexão e refração podem ser obtidas facilmente. Os raios refletidos e refratados estão diretamente relacionados à superfície de incidência, e a normal dela Para reflexão temos que Θ1’=Θ1.
Procedimento Experimental: Primeiramente nós iluminamos a fenda do goniômetro com uma lâmpada alógena, em seguida é necessário colocar o prisma na base giratória do goniômetro, fazendo com que o seu vértice seja iluminado. Em seguida utilizamos a luneta do goniômetro para procurar a luz refletida por uma das faces, anotamos o ângulo obtido e procuramos a luz refletida pela outra face. Após ter completado essas passagens com êxito, variar a altura da mesa giratória duas vezes, e repetir esse procedimento, a fim de coletar 3 medidas diferentes com o propósito de diminuir o erro.
Figura 1.2
Através dessa experiência, provaremos que a=2 A.
Dados:
Ângulo do feixe refletido na face 1
Ângulo do feixe refletido na face 2 a 161°37’
42°01’
120°15’
a = 120°15’.
A = 60°7’5”.
Conclusão: Com a experiência conseguimos observar que o ângulo formado pelos raios