Relatorio de Ondas
Eng. Controle e Automação, Eng. Ambiental e Eng. Computação - 03 5FERS-NT6.
Entregue ao Professor Alexandre da Silva da disciplina Fenômenos Oscilatórios e Termodinâmica – Física III
Resumo: As ondas se propagam através de diversos meios, podendo ter velocidade de propagação diferente, dependendo do tipo e das propriedades do meio. O objetivo do experimento foi estudar a propagação da onda através da corda, onde a velocidade de propagação da onda através da corda, onde a velocidade de propagação foi obtida através de medidas diretas de comprimento da onda.
Palavras-chave: Ondas, comprimento de ondas, propagação da onda.
I. Introdução
Qualquer onda que se propague em uma corda de comprimento L fixa em duas extremidades, conforme a figura 1, necessariamente será refletida nos pontos fixos, ou seja, uma diferença de fase é introduzida nesses pontos. Portanto, como resultado, terá, ao longo da corda, ondas que se propagam em direção contrárias. A combinação dessas ondas gera o que chama-se de ondas estacionárias.
Na primeira parte do experimento, após encontrar o comprimento da onda e a freqüência, calculou-se a velocidade através das fórmulas abaixo:
v = * fx
n = 2L/ n
fn = nf1x
v= F /u
Fig. 1. Apresentação dos harmônicos em uma corda de extremidades fixas.
II. Experimento
Os materiais utilizados no experimento foram:
Massas diferentes ( 100g; 200g; 300g);
Trena;
Fios de nylon com densidades lineares diferentes;
Gerador de frequências;
Roldana;
Alto falante.
Na primeira parte do experimento foi colocada uma massa de 50g e uma corda fina no arranjo experimental para vibrar no 1º harmônico e assim adquirir a freqüência e o comprimento da onda na corda. Repetiram outras quatro vezes crescendo o harmônico. Após obter os dados (comprimento da onda + freqüência nos quatro harmônicos) calculou-se a velocidade de propagação das ondas em cada harmônico e ao final encontrou-se a velocidade média.