RElatorio de negociação
Negociação é o processo de buscar aceitação de idéias, propósitos ou interesses visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação consciente de que foram ouvidas, tiveram oportunidade de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior que a soma das contribuições individuais. (JUNQUEIRA, 1986, p. 5). O autor Junqueira relata que negociar consiste na aceitação de idéias em busca de um bom resultado que possa agradar as duas partes envolvidas na negociação.
No processo de negociação é preciso que se estabeleçam objetivos, planejamento e organização, treinamento e disciplina, auto desenvolvimento, visão, determinação, inovação, alianças, flexibilidade e adaptabilidade.
E necessário também que se tenha uma boa e adequada postura, que mantenha contato visual e que sempre esteja atento à sua própria expressão e também à expressão da outra parte, pois a posição e expressões da outra parte é muito importante, pois só assim é possível saber se a negociação está bem ou não. É essencial que saibamos nos comunicar e ouvir, independente do papel que iremos assumir durante uma negociação, ouvir nos permite conhecer as necessidades da outra parte e conseqüentemente utilizá-las a nosso favor.