Relatorio de mitose e meiose
Para que a continuidade da vida seja mantida, as informações presentes na molécula de DNA têm que ser transmitidas de geração para geração. Para isso as células desenvolveram métodos que lhes permitem criar cópias de si mesmas, formando duas novas células-filhas geneticamente idênticas, que assumirão as mesmas funções da célula original. (ALBUQUERQUE, MARCOS EDUARDO LAMAS, 2008).
O tempo de vida de uma célula, ou ciclo celular, é dividido em dois períodos. A maior parte do ciclo celular ocorre na interfase (fase entre divisões), em que as células apresentam grande atividade metabólica de biomoléculas e estão crescendo em tamanho. Chamamos o período mais curto de mitose, e nesse período a célula inibe a maior parte de suas atividades metabólicas para se dividir em duas. (ALBUQUERQUE, MARCOS EDUARDO LAMAS, 2008). O ciclo de vida de seres unicelulares, como bactérias e protozoários, verificamos que, em determinados períodos, suas células se dividem em duas, dando origem a dois novos organismos geneticamente idênticos, ou clones. Esse processo, denominado divisão binária, é a principal forma de reprodução desses seres. Classificada como uma reprodução do tipo assexuada, não ocorre troca de material genético, é uma forma de reprodução adequada para o modo de vida desses microrganismos. Um processo semelhante não relacionado à reprodução ocorre em seres pluricelulares, e denomina-se mitose. (ALBUQUERQUE, MARCOS EDUARDO LAMAS, 2008).
Para uma célula se dividir em duas é necessário que na interfase ela duplique o seu material genético e na mitose ela o distribua igualitariamente entre as células-filhas. Por isso que a mitose é uma divisão equacional, e é representada pelo símbolo E! Se analisarmos a mitose de modo quantitativo e consideramos a letra c como a quantidade de DNA. (ALBUQUERQUE, MARCOS EDUARDO LAMAS, 2008).
Agora que veremos as cinco fases que a célula atravessa em seu ciclo de vida até completar sua divisão. São elas: prófase, metáfase,