RELATORIO DE MISTURAS DE MATERIAIS
CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL
MISTURAS
São Luís
2014
KARINA FERREIRA PEREIRA
SÂMIA TACIELLE P. ROCHA
ANTONIA DA SILVA E SILVA
EDISON JUNIOR
MISTURAS
Relatório apresentado à disciplina Química Geral para composição de nota.
Professor: Benedito Lima
São Luís
2014
SUMÁRIO
1 TÍTULO 3
2 OBJETIVO 3
3 INTRODUÇÃO 3
4 MATERIAL E MÉTODOS 3
4.1 Materiais e Vidrarias 4
4.2 Reagentes 4
4.3 Procedimento 4
5 RESULTADOS E DISCUSSÃO 5
6 CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 7
1 TÍTULO
Misturas.
2 OBJETIVO
Identificar propriedades e mudanças físicas e químicas.
3 INTRODUÇÃO
Segundo Russel (1994) mistura é uma coleção de substâncias puras simplesmente combinadas. Sua composição é variável como são suas propriedades. Como exemplos de misturas têm-se: leite, madeira, concreto, água salgada, ar, granito, óleo de motor, entre outras.
O referido autor diz que algumas vezes uma mistura pode ser identificada meramente pela sua inspeção visual. Assim, um pedaço de granito pode ser visto como uma mistura e pequenos grãos de componentes diferentes: quartzo branco; mica; feldspato rosa, etc. Contudo, algumas misturas parecem disfarçar sua natureza; a água salgada, por exemplo, não pode ser identificada visualmente como uma mistura: ela parece idêntica à água pura.
As misturas podem ser classificadas como homogêneas e heterogêneas. Misturas homogêneas são comumente denominadas de soluções – que consistem em somente uma fase (fase é cada porção homogênea de uma mistura) – gasolina, vinagre, vodca e ar, são alguns exemplos. Uma mistura heterogênea consiste em duas ou mais fases: areia e sal, areia e água, gasolina e água, entre outras. Os componentes das misturas heterogêneas aparecem, na maioria dos casos, em estados físicos diferentes e pode ser separado por métodos físicos, um exemplo ocorre quando fazemos café e filtramos o sólido separando-o do líquido (MAHAN; MYERS, 2008).
Substâncias