Relatorio De MICROBIOLOGIA LEVEDURAS
SETOR DA SAÚDE- SES
DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO – DENUT
CONTAGEM DE BOLORES E LEVEDURAS
EM CUCA (PÃO DOCE)
GUARAPUAVA
2014
Resumo
O objetivo foi conhecer e vivenciar na pratica como são realizados os procedimentos de preparação do material e dos métodos para realizado do método de contagem total de bolores e leveduras e como realizar a contagem das UFC (Unidades Formadoras de Colônias) e se encontram dentro das normas da legislação. Foram analisadas 25 g de amostra de cuca (pão doce) usando o método de contagem de UFC (Unidade Formadora de Colônias) com duplicata de diluição 10-2 e 10-3, mantidas incubadas a uma temperatura de 25º C por 5 dias. Com três dias de incubação foram observados se já havia crescimento, e com 12 dias foi realizada a leitura da quantidade de colônias. Identificou-se que as mesmas se encontravam fora das normas da a Resolução - CNNPA nº 12, de 1978, o pão doce (cuca) para bolores e leveduras o que pode indicar que o produto sofreu contaminação na hora de sua preparação ou principalmente não teve boas condições de armazenamento.
Palavras-chaves: Levedura, bolores, cuca.
1. Introdução
No ambiente que a convívio natural do homem, os microrganismos estão presentes, sendo encontrado na água, ar, solo e em todos os seres vivos como plantas e animais, e dessas plantas são tirados os mais diversificados tipos de alimentos. Assim, qualquer produto alimentício, tanto industrializado quanto “in natura”, pode ser contaminado por microrganismos pelas suas mais variadas formas (SILVA, 2000 apud BARROS, et al., 2009).
Em alimentos, os fungos são considerados microrganismos que não oferecem risco direto à saúde, apesar de algumas espécies de bolores serem produtoras de micotoxinas julgadas prejudiciais ao homem. Com relação às leveduras, a ocorrência de espécies patogênicas em alimentos é praticamente desconhecida, sua importância reside muito mais no fato de serem eventuais agentes de