Relatorio de microalgas
As microalgas são um grupo de microorganismos muito diversificado. Têm sido tradicionalmente classificados quanto aos tipos de pigmentos, a natureza química dos produtos de reserva e pela constituição da parede celular ( Comin e Giroldo, ).
São organismos predominantemente aquáticos, fotossintécticos, autrotróficos, estruturalmente menos complexos do que as plantas terrestres. No habitat aquático, tanto na água doce como marinha, as microalgas constituem as comunidades flutuantes de fitoplâncton (Martins e Costa, 2009).
Alem da classificação baseadosnos aspectos citados anteriormente, também têm sido considerados aspectos citológicos e morfológicos, tais como a ocorrência de células flageladas, a estrutura dos flagelos, os processos de formação do núcleo e da divisão celular, a presença e a caracterização de envoltório dos cloroplastos e a possível conexão entre o retículo endoplasmático e a membrana nuclear (Derner, 2006). Segundo Barata & Crispino, (2006), as microalgas Inclui organismos com dois tipos de estrutura celular: procariótica, com representantes nas divisões Cyanophyta e Prochlorophyta; e eucariótica, com representantes nas divisões Chlorophyta, Euglenophyta, Rhodophyta, Haptophyta, Heterokontophyta , Cryptophyta e Dinophyta.
Ocupam todos os tipos de habitats da biosfera: água doce, salgada, solos, rochas e cascas de árvores, ocorrendo também nos ambientes mais extremos como regiões polares e desérticas. E graças as suas eficientes adaptações morfo-fisiológicas permite a habiblidade de viver em locais diversificados como por exemplo nas regiões polares e deserticas (Derner, 2006). O crescimento de uma população