Relatorio de medi o de som
FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
EXPERIMENTO DE MEDIÇÃO DE SOM
Disciplina: Laboratório de Fabricação Professor: Leandro D. Tagliari
Acadêmico: Renan Strapazzon
Passo Fundo, Abril de 2015.
1. OBJETIVO:
Este trabalho tem por objetivo avaliar os níveis de ruídos aceitáveis em um laboratório da Universidade de Passo Fundo-RS, avaliando se a sala de aula se encontra de acordo com as normas, visando avaliar as necessidades a uma melhoria ou não do espaço físico destinado ao desenvolvimento de atividades didáticas.
2. MEDIÇÕES ACÚSTICAS:
Para a medição em ambientes internos, as medições são realizadas com o equipamento voltado para a parede onde estão as janelas. Elas devem ser efetuadas a uma distância de no mínimo 1.00 m das paredes, 1.20 m acima do piso e a 1.50 m de janelas. Os níveis sonoros em interiores devem ser medidos em pelo menos três posições: a 1.0 m das paredes laterais a 1.50 m da janela, se elas possuírem materiais e revestimentos diferentes, e uma no centro do ambiente a 1.50 m da janela. Se as paredes laterais forem feitas e revestidas do mesmo material, não é necessário fazer três medições, basta medir no centro do ambiente e medir em uma das paredes laterais. As medições devem ser efetuadas, em geral, com as janelas abertas. Se a sala é regularmente utilizada com as janelas fechadas, as medições devem ser efetuadas nessas condições.
Neste caso as medições acústicas foram realizadas de acordo com a norma NBR 10151, utilizando um medidor de nível sonoro (decibelímetro) como mostra a Figura 1. O método de avaliação envolve as medições de pressão sonora equivalente (Leq) em decibéis.
3. CONDIÇÕES GERAIS PARA MEDIÇÕES:
● Certificar que o medidor esteja calibrado de acordo com as recomendações do fabricante.
● As medições para ambientes internos devem ser efetuadas a uma distância de no mínimo 1 metro de quaisquer superfícies como paredes, tetos, pisos