Relatorio de mecanica dos fluidos
I. Objetivos
Aferição de um manômetro mecânico.
II. Fundamento Teórico
A pressão é uma medida derivada de força e de massa. Ela mede a intensidade de uma força aplicada numa determinada área. Assim pode-se calcular a pressão da seguinte forma:
A equação fundamental da estática dos fluidos para fluidos incompressiveis, permite relacionar a pressão com a altura de uma coluna:
p = (gh,
onde: ( = massa específica do fluido e g = aceleração da gravidade
Portanto, pode-se determinar a pressão a partir da determinação de força e área, são chamados medidores de peso morto; a partir da deformação sofrida por material elástico após submetido a uma pressão,são os medidores de deformação de sólido; ou ainda através da altura da coluna de um fluido com densidade conhecida, os medidores de líquido. Há duas escalas nas quais pode-se fazer uma medida de pressão: a manométrica, ou relativa, e a absoluta. A manométrica atribui o zero à pressão atmosférica local e a absoluta atribui o zero ao vácuo absoluto. Na escala manométrica, pressões superiores a do ambiente são positivas e pressões inferiores, negativas, ou seja:
pabs = pman + patmosférica
Aqueles medidores que apresentam os resultados na escala absoluta são chamados de barômetros, e os que mostram a pressão na escala manométrica são chamados de manômetros.
a) Medidores de Peso Morto São utilizados como padrão de calibração para outros medidores.
b) Medidores de Líquido Nestes medidores a pressão a ser medida é equilibrada por uma ou mais colunas de fluido. Os principais medidores são: o manômetro de tubo em U, o manômetro de cisterna ou de cuba, o manômetro inclinado e o barômetro de Torriceli.
c) Medidores à Deformação de Sólidos Têm como princípio de medida a relação entre a deformação de um transdutor elástico e a pressão que