relatorio de Jaques Delors copiar
No século XXI as missões da educação fazem com que englobe todos os processos que levem as pessoas, desde a infância até ao fim da vida, a um conhecimento dinâmico do mundo, dos outros e de si mesmas, combinando de maneira flexível quatro aprendizagens fundamentais:
·Aprender a conhecer
Adquirir os instrumentos da compreensão
·Aprender a fazer
Para poder agir sobre o meio envolvente
·Aprender a viver juntos
A fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas
·Aprender a ser
Via essencial que integra as três precedentes
Aprender a conhecer
Supõe, antes de tudo, aprender a aprender, exercitando a atenção, a memória e o pensamento. O processo de descoberta implica duração e aprofundamento da apreensão.
Aprender a fazer
Combina a qualificação técnica e profissional, o comportamento social, a aptidão para o trabalho em equipe, a capacidade de iniciativa, o gosto pelo risco. Qualidades como a capacidade de comunicar, de trabalhar com os outros, de gerir e de resolver conflitos, tornam-se cada vez mais importantes. A aptidão para a relações interpessoais, cultivando qualidades humanas que as formações tradicionais não transmitem necessariamente e que correspondem à capacidade de estabelecer relações estáveis e eficazes entre as pessoas.
Aprender a viver juntos
Aprender a viver com os outros desenvolvendo a compreensão do outro e a percepção das interdependências - realizar projetos comuns e preparar-se para gerir conflitos - no respeito pelos valores do pluralismo, da compreensão mútua e da paz.
Missão da educação:
·Transmitir conhecimentos sobre a diversidade da espécie humana, e
·Levar a pessoas a tomar consciência das semelhanças e da interdependência entre todos os seres humanos do planeta.
A educação deve ajudar-nos a descobrir a nós mesmos. Só então poderemos, verdadeiramente, nos colocar no lugar dos outros e compreender suas reações.
Desenvolver esta atitude de empatia na escola é muito útil