relatorio de imunologia VDRL
Finalidade
O VDRL é um teste de floculação, não-treponêmico, método de triagem para diagnóstico da sífilis, através da pesquisa de anticorpos (reaginas) no soro, plasma ou líquido cefalorraquidiano (LCR).
Principio de ação
Metodologia: Reação de floculação
A combinação de lecitina, colesterol e cardiolipina possui semelhanças imunológicas com antígenos de Treponema Pallidum, consistindo em um antígeno não treponêmico. A interação das reaginas da amostra com este antígeno produz floculação que pode ser detectada ao microscópio optico.
Procedimentos
Prova qualitativa
Em dois círculos da placa escavada colocamos amostra, no círculo 1 colocamos 50µL da amostra 1 e no círculo 2 colocamos 50µL amostra 2.Depois colocamos mais 20µL do Antigeno nos dois círculos e homogeneizamos. Logo após agitamos a placa com movimentos circulatórios por 4 minutos e fizemos a leitura no microscópio.
Prova quantitativa
Pegamos três tubos de vidro, fizemos diluição da amostra em solução salina a 1/2, 1/4, 1/8, pipetamos 100µL de salina em cada tubo. No tubo 1/2 pipetamos 100µL da amostra 2 e homogeneizamos, passamos 100µL para o tubo 1/4 e homogeneizamos tornamos passar 100µL para o tubo 1/8.
Pipetamos 50µL de cada diluição em cada cavidade da placa escavada, colocamos 20 µL do antígeno e homogeneizamos por 4 minutos e fizemos a leitura no microscópio.
Resultados
Prova qualitativa
Após afazermos a leitura no microscópio nosso resultado foi não reativo para amostra 1 e reativo para amostra 2.Por isso fizemos a prova quantitativa.
Prova quantitativa
Após fazermos a leitura no microscópio nosso resultado foi não reativo.
Interpretação dos resultados
O nosso resultado foi não reativo, não floculou.
Bibliografia
http://www.ebah.com.br/content/ABAAABVJEAA/teste-vdrl, acessada dia 14 de outubro de 2014 ás 17:30.