relatorio de hidrulica
Bruna Amanda Schuster
Eduardo Wickert
Emelin Naila Eisermann
Priscila C. Soares
RELATÓRIO DE HIDRÁULICA - ORIFÍCIOS E VERTEDORES
Santa Cruz do Sul
2015
Bruna Amanda Schuster
Eduardo Wickert
Emelin Naila Eisermann
Priscila C. Soares
RELATÓRIO DE HIDRÁULICA - ORIFÍCIOS E VERTEDORES
Relatório da aula em laboratório sobre Orifícios e Vertedores, passado na disciplina de Hidráulica do Curso de Engenharia Civil da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, pelo professor Dionei Minuzzi Delevati, auxiliado pela laboratorista Priscila Mariani, com o objetivo de apresentar uma avaliação dos resultados obtidos da aula experimental.
Santa Cruz do Sul
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Orifícios são perfurações, geralmente de forma geométrica definida, feitas abaixo da superfície de um líquido em paredes de reservatórios, tanques, canais ou canalizações. As aberturas feitas até a sua superfície são vertedores. Hidraulicamente são iguais, não possuem diferenciação, por isso são utilizadas as mesmas fórmulas científicas para resolução de seus cálculos.
O fluxo de água que escoa de um orifício é chamado veia líquida ou fluida, e a altura da lâmina d’água que produz a descarga, é chamada de carga H.
A principal função de orifícios é mensurar a vazão, ou seja, obter o volume do líquido que escoa por determinado tempo (Q=Volume/tempo). O orifício é o mais rudimentar de todos os aparelhos primitivos para a medição da vazão.
Em se tratando de vertedores, relaciona-se a mesma utilidade de orifícios, isto é, medir e controlar a vazão. São entalhes e/ou aberturas por sobre onde o fluído escoa. São úteis em sistemas de irrigação, estações de tratamento de água e esgoto, barragens e controle/medição de vazão em pequenos cursos d´água, como córregos e igarapés. Podendo apresentar várias formas geométricas, como retangular, circular, triangular ou trapezoidal.
O coeficiente de descarga (Cd) é a relação entre o