Relatorio de física - hidrostatica
A hidrostática é a parte da física que estuda o comportamento dos fluídos quando em repouso. Um fluido, de uma forma simples, pode ser entendido como sendo toda substância que escoa facilmente e se molda a qualquer recipiente que o contenha. Isto acontece porque um fluido é uma substância que não oferece resistência à tensão de cisalhamento.
Para compreender essa matéria, é preciso relembrar alguns conceitos, tais como:
Densidade: Grandeza Física responsável pela medida da concentração da massa () de uma substância em um determinado volume (). Define-se matematicamente como a razão entre a massa e o volume correspondentes da substância analisada.
Pressão: É uma força perpendicular exercida em uma superfície e distribuída igualmente sobre uma área. É definida pela razão do módulo da força () sobre o valor da área ().
Massa Específica: Representa-se a massa especifica pela letra grega (rô) e que é encontrada através da razão da massa () da substância pelo seu volume ().
O princípio de Arquimedes pode ser enunciado como
"Um corpo completamente ou parcialmente imerso em um fluido receberá a ação de uma força na direção vertical (sentido contrário da força peso) de módulo igual ao peso do fluido deslocado”.
Todo corpo mergulhado em um fluído recebe uma força vertical de baixo para cima denominada empuxo (). Essa força é igual ao peso do volume deslocado pelo corpo. Então, o empuxo é igual à massa ( do volume do fluído pela a aceleração da gravidade local ().
Essa equação também pode ser escrita de outra forma:
Onde a massa do fluído é substituída pelo produto de sua massa específica com seu volume.
Descrição dos Materiais
Utilizamos, nesta experiência, os seguintes materiais:
- um dinamômetro de 300 gf
- um paquímetro
- um becher
- um cilindro metálico
- linha
O sistema deve ser montado como é mostrado no desenho ao lado.
Objetivo
Provar a existência de uma força vertical,