Relatorio de fisiologia
FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DE FLORIANO - FAESF
DISCIPLINA: Fisiologia
BLOCO: VII
PERÍODO: 2012/02
PROFESSORA: Drª. Maria do Carmo
CURSO: Bacharelado em Enfermagem
TURMA: M
CARACTERÍSTICAS DA RESPIRAÇÃO E AUSCULTA PULMONAR NA ESPÉCIE HUMANA
Acadêmico:
Claussio Brito
Kaedequis
FLORIANO-PI, NOVEMBRO 2012.
O presente estudo, busca correlacionar os conhecimentos teórico-práticos básicos associados à atividade respiratória no ser humano.
Segundo CONSTANZO (2004), Os volumes estáticos dos pulmões são medidos com um espirômetro. Em geral, o paciente fica sentado, respirando para dentro e para fora do espirômetro, deslocando uma campânula. O volume e registrado em papel calibrado.
FIGURA 01: Medidas dos volumes e das capacidades pulmonares feitas pela espirometria. [Fonte]: FAESF - Faculdade de Ensino Superior de Floriano, Laboratório de Fisiologia mediante supervisão da professora Dra. Maria do Carmo. Floriano, 2012.
Durante a pratica solicitou-se que a pessoa respira-se suavemente. A respiração normal e suave corresponde à inspiração e à expiração de um volume corrente (Vt em inglês, tidal volume).O volume corrente normal é de aproximadamente 500 mililitros, e inclui o volume de ar que enche os mais o volume que preenche as vias respiratórias ( CONSTANZO, 2004).
Posteriormente solicitou-se que se realiza-se o máximo de inspiração, seguida do máximo expiração. De acordo com COSTANZO (2004), com essa manobra, mais volumes pulmonares são revelados. O volume adicional que pode ser inspirado acima do volume corrente e chamado de volume expiratório de reserva, e é de aproximadamente 3.000 ml. O volume adicional que pode ser expirado abaixo do volume corrente e chamado de volume expiratório de reserva, e é de aproximadamente 1.200ml e não pode ser medido pela espirometria.
Segundo CONSTANZO (2004), O ciclo