Relatorio de fisica
Objetivo:
Reconhecer as condições de equilibrio estático;
Determinar as forças que atuam em um plano inclinado;
Encontrar os componentes da força peso em um plano inclinado;
Traças os gráficos das componentes da força peso em função do ângulo de inclinação.
Introdução:
No presente relatório, abordaremos passo a passo do experimento - 06, realizado no laboratório de física, estudando o equilibrio de um corpo em um plano inclinado sob a ação de forças, entender os conceitos básicos da operação, testar experimentalmente as Leis de Newton.
Introdução Teórica:
A dinamica é a parte da mecânica que se dedica aos estudos dos movimentos, levando em conta as suas causas: as forças.
1ª Lei de Newton: Inércia
Existe na natureza uma tendência de não se alterar o estado de movimento de uma partícula, isto é, uma partícula em repouso tende naturalmente a permanecer em repouso e uma partícula com velocidade constante tende a manter a sua velocidade constante.
Essa tendência natural de tudo permanecer como está é conhecida como inércia, no caso da mecânica essa observação a respeito do comportamento da natureza levou Newton a enunciar a sua famosa Lei da Inércia, que diz:
“ Qualquer corpo em movimento retilíneo e uniforme (em repouso) tende a manter-se em movimento retilíneo e uniforme (em repouso) ”
2ª Lei de Newton: F = m . a
É a lei fundamental da mecânica, a partir dela e atraves dos métodos matemáticos podemos fazer previsões (ex: velocidade e posição) sobre o movimento dos corpos.
Qualquer alteração da velocidade de uma particula é atribuida sempre a um agente denominado força, basicamente o que produz mudanças na velocidade são forças que agem sob a particula como a variação de velocidade indica a existencia de aceleração, é de se esperar que haja uma relação entre a força e a aceleração. De fato, Isaac Newton percebeu que existe uma relação muito simples entre força e aceleração,