Relatorio de fisica
RAYSSA BARBOSA DE OLIVEIRA
DENSIDADE DOS LÍQUIDOS
UBERABA – MG
RAYSSA BARBOSA DE OLIVEIRA
DENSIDADE DOS LÍQUIDOS
Trabalho apresentado à Universidade Uberaba como parte das exigências à conclusão do componente curricular Física Geral e Experimental III do 5º período do Curso de Engenharia Civil.
Orientador(a): Prof(ª) Andre Luiz Alves da Silva.
UBERABA – MG
INTRODUÇÃO:
Densímetro é um aparato que tem por objetivo medir a massa específica (também chamada densidade) de líquidos, é um tubo vibratório, produzido com diâmetros de até 101,6 mm em versões retas e em formato de U, nos modelos LPC e SBT, respectivamente, com uma certa quantidade de chumbo no fundo, possui duas partes o tubo e o bulbo.
O tubo possui uma escala calibrada que permite a leitura da densidade. A relação entre o volume e a massa do bulbo é o fator que tem maior peso na definição dos limites da escala. O princípio de funcionamento destes instrumentos baseia-se na lei da oscilação harmônica, na qual um tubo em U, preenchido com amostra a analisar, é submetido a uma força electromagnética. Por medição da frequência e do período da vibração determina-se o valor da massa volúmica da amostra. O densímetro tem de flutuar, em equilíbrio, nos líquidos cujas densidades se querem medir. Isto é, não pode ser pesado demais, a ponto de bater no fundo do recipiente em que é colocado, nem leve demais, a ponto de sua escala ficar fora da interface líquido-ar, que é utilizada como referência para leitura. Além disso, obviamente, a profundidade de equilíbrio deve ser função da densidade do fluido. Ao mergulhar o densímetro no líquido, ele afunda até deslocar um volume de fluido cujo peso é igual ao dele. A superfície do líquido indica na escala a sua