Relatorio de fisica
No experimento verificamos experimentalmente a atuação do empuxo, como ele se manifesta, avaliamos como se comportam um objeto imerso em um fluido (especificamente, água) sobre ação da força de empuxo. E observa-se a variação do peso de um corpo em um fluido.
Introdução
Empuxo é uma força hidrostática resultante exercida por um fluido em condições hidrostáticas sobre um corpo que nele esteja imerso. Sua força é aparente devido à demoção de uma força peso de um corpo submerso num liquido. Um corpo total ou parcialmente imerso em um liquido sofre um empuxo que é igual ao peso do volume do liquido deslocado pelo corpo. Assim, um corpo imerso na água torna-se mais leve devido a uma força, exercida pelo líquido sobre o corpo, vertical e para cima, que alivia o peso do corpo. A importância no estudo deste tipo de força está justamente no entendimento da flutuação de corpos em um liquido, como por exemplo no movimento de barcos. O objetivo da aula prática foi o de justamente entender e calcular o empuxo, utilizando-se do Princípio de Arquimedes.
Desenvolvimento Teórico
Quando mergulhamos um corpo qualquer em um líquido, verificamos que este exerce sobre o corpo uma força de sustentação, isto é uma força dirigida para cima, que tende a impedir que o corpo a funde no líquido. É também esta força que faz com que uma pedra pareça mais leve quando imersa na água ou em outro líquido qualquer. Quando um navio deixa vazar petróleo, causa grandes danos à natureza. Isso porque o petróleo não afunda. Ele flutua na água não permitindo a passagem de luz essencial para a vida marinha.
Esta força vertical, dirigida para cima, é denominada empuxo do líquido sobre o corpo mergulhado. Isto ocorre, pois todo corpo mergulhado em um fluido sofre a ação de uma força vertical para cima, é igual ao peso do líquido deslocado, então, a impressão que nós temos do corpo ser mais leve, é chamado de peso aparente, que resulta da subtração entro o peso