relatorio de fisica
Na mecânica clássica, o momento de inércia de um corpo é definido como a resistência que esse corpo opõe ao seu movimento de rotação em relação a um eixo fixo. O momento de inércia não trata apenas de quanto há de massa em um corpo, mas também trata da distância de cada pequeno “pedaço” de massa até o eixo de rotação. Sendo assim, tem-se que quanto mais distante a massa estiver do eixo de rotação, maior será o momento de inércia.
Objetivo
O objetivo deste experimento é obter o momento de inércia de um disco, unido ao movimento de translação de uma massa que se desloca na vertical.
Materiais utilizados
Neste experimento foi utilizado um disco de rotação fixado a uma haste metálica, com um barbante de massa desprezível, um porta massa para acomodação da massa utilizada no experimento, um corpo de massa de 0,010 kg, um cronometro e uma trena.
Procedimentos
Foi adotado um barbante de comprimento no qual desse para dar volta na extremidade do disco e também pudesse tocar o solo. Uma das extremidades do barbante foi colocada o porta massa bem como o corpo de massa. Em seguida, o corpo de massa é abandonado de uma altura H e começa a transladar, aciona-se o cronômetro e trava-se o mesmo somente quando o corpo atingir o solo e por ultimo, faz-se a medição da base do disco suspenso até o solo.
Para determinar o tempo de queda com maior precisão é recomendável que se repita o procedimento três vezes.
Coleta de dados