relatorio de fisica
1. INTRODUÇÃO:
A lei de Hooke é a lei da física relacionada à elasticidade de corpos, que serve para calcular a deformação causada pela força exercida sobre um corpo, tal que a força é igual ao deslocamento da massa a partir do seu ponto de equilíbrio vezes a característica constante da mola ou do corpo que sofrerá deformação. A força produzida pela mola é diretamente proporcional ao seu deslocamento do estado inicial (equilíbrio). O equilíbrio na mola ocorre quando ela está em seu estado natural, ou seja, sem estar comprimida ou esticada. Após comprimi-la ou esticá-la, a mola sempre faz uma força contrária ao movimento.
A histerese é um fenômeno observado em alguns materiais, no qual certas propriedades, em determinado estado, dependem de estados anteriores. No caso de propriedades mecânicas a histerese pode ser medida pela perda de energia durante um ciclo de deformação e recuperação do material
Nas espumas flexíveis e elastômeros celulares, a resiliência é determinada pela quantidade de energia devolvida após o impacto do material com uma massa conhecida, sendo medida pelo ricochete resultante.
O valor da histerese poderá ser diferente se o ciclo de carregamento e descarregamento for completo ou parcial. A histerese é um fenômeno bastante típico nos instrumentos mecânicos, tendo como fonte de erro, principalmente, folga de deformações associadas ao atrito.
2. OBJETIVO:
Determinar e estudar a constante elástica de uma mola e a elongação de um elástico de borracha.
3. MATERIAS UTILIZADOS:
Um tripé, uma escala milimétrica, uma garra de mesa, uma mola helicoidal, um elástico de borracha, interface serial, Programa LOGGER PRO, Pc Compac Windows, Sensor força, cinco peso de 50g, um suporte para os pesos.
4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL : PARTE B - MOLA:
1.0 Prendeu-se na extremidade da mola o sensor força e na outra o suporte dos pesos.
1.1 Variando-se os pesos de 50 em 50g até 250g. Fez-se a leitura da elongação da