Relatorio de fisica
Por que células-tronco? Trata-se de células especiais que funcionam quase como coringa no jogo de baralho. Elas são capazes de se transformar em tipos diferentes de tecido, podendo ser usadas quando o organismo não produz células de reposição: cérebro e nervos, por exemplo. No lugar danificado implantam-se tais células-tronco e lá se inicia um processo de diferenciação pelo qual se regenera o tecido danificado. Pesquisas nesta área são realizadas desde 1989. As células-tronco podem ser adultas ou embrionárias. As adultas podem ser obtidas da medula óssea, por exemplo. As embrionárias provêm de embriões, isto é, óvulos fecundados em fase inicial de desenvolvimento (em torno de sete dias). Todos os seres humanos um dia foram embriões e, portanto, um conjunto de células-tronco embrionárias. Diferentemente das células adultas, as embrionárias podem tornar se qualquer tipo de tecido, enquanto as adultas são menos versáteis.
VISÃO ÉTICA
Eticamente falando, o uso das células-tronco adultas não representa problemas. Trata-se de um procedimento equiparável ao de transplante de tecido no próprio corpo. Retiram-se as células-tronco da própria pessoa e injetam-se no lugar onde o tecido está danificado.
Diferente é o caso das células tronco embrionárias. Só podem ser obtidas mediante manipulação de embriões, portanto, princípios de existência humana. Esses embriões são obtidos mediante a fecundação in vitro, e destinados à implantação em vista da gestação. Como nem todos são implantados prevê-se o seu congelamento, mas não sua destruição. Agora se pretende utilizá-los, após três anos, para pesquisa.
Oportunisticamente se argumentou dizendo que assim poderiam ser curadas muitas doenças degenerativas. Mas, como foi dito isto não confere do ponto de vista