Relatorio de fisica pendulo simples
Centro de Tecnologia Departamento de Engenharia Civil
Relatório de Laboratório de Física Aplicada:
Pêndulo Simples
Discentes:
Thiago F. P. de Oliveira
Giuseppe Leggi
Rodrigo Nakano Bolson
Introdução
Nosso estudo de pendulo simples se inicia primeiramente com um de seus precursores, Galileu Galilei, estudioso italiano nascido em Pisa em 1564, foi uma das figuras principais para a revolução cientifica, foi físico, matemático, astrônomo e filosofo. Precursor de estudos em movimentos cinemáticos e movimentos pendulares, estudos estes que lançaram as bases para Isaac Newton.
O primeiro registro feito sobre os movimentos pendulares foi quando Galileu estava observando a oscilação de um lustre da catedral de Pisa, tendo a idéia de fazer medições do tempo de oscilação. Usando sua pulsação como forma de relógio, ele verificou que apesar de as oscilações ficarem menores o tempo delas era sempre o mesmo. Ao repetir esse experimento em sua casa utilizando um pêndulo o resultado visto no lustre foi novamente obtido, mas constatou-se também que o tempo das oscilações dependia do comprimento do fio e não da massa, como antes pensado.
Objetivos
Desenvolver a equação do pendulo simples
Comparar e interpretar resultados teóricos com os resultados práticos.
Fundamentação teórica
Um pêndulo simples é um sistema idealizado que consiste em um fio de comprimento L, leve e inextensível, preso a um peso de massa m. Quando puxado para um dos lados de sua posição e liberado, o pêndulo oscila no plano vertical sob a influência da força gravitacional, para lá e para cá, com um período T.
Figura 1: movimento visível de um pêndulo simples, sendo este um sistema oscilante.
Figura 2: forças atuantes no movimento de um pêndulo simples, e o peso acompanhado de suas componentes.
As forças sobre o corpo pendurado são seu peso e a tensão do fio . A um ângulo com a vertical. O