Relatorio de fisica mrvu
Departamento de Engenharia de Produção Agroindustrial Unespar/Fecilcam
O trabalho a seguir tem como objetivo ilustrar uma forma simples de se verificar como o espaço varia com relação ao tempo em movimentos uniformemente acelerados. Propomos um modo fácil de medir a velocidade instantânea de objetos que rolam ou deslizam por planos ou trilhos inclinados. Para isso foi necessário uso de um cronometro, um trilho de 30m, um volante de aço e uma régua. Ao final do experimento pode-se assimilar melhor os conceitos de movimento uniformemente variado e movimento retilíneo uniforme.
Introdução
O movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV), demonstra que a velocidade variar uniformemente em função do tempo. O MRUV pode ser definido como um movimento de um móvel em relação a um referência ao longo de uma reta, na qual sua aceleração varia. Diz-se que a velocidade do móvel sofre variações iguais em intervalos de tempo iguais. No MRUV a aceleração média assim como sua aceleração instantânea são iguais. A expressão a seguir expressa como podemos obter a velocidade, onde a mesma é igual a razão do espaço pelo tempo.
V=Δs/Δt (1)
Através dessa expressão pode-se observar que quanto maior o tempo em um mesmo espaço dado, a velocidade tende a ser baixa e quanto menor o tempo no mesmo espaço a velocidade tende a ser maior. Pode-se analisar que a velocidade é inversamente proporcional ao tempo. A sua unidades no SI (Sistema Internacional), é o m/s, mas também utiliza-se outras como o cm/s, km/h entre outras. O conceito de aceleração no MRUV é caracterizado como constante, como consequência a velocidade varia uniformemente. A expressão onde podemos obter a aceleração é dada a seguir.
[pic] (2) Com a