Relatorio De Fisica Geral II
ALUNO: Felipe Marcos Souza Do Nascimento Matrícula: 1401174
CURSO: Bacharelado em Engenharia Elétrica
DISCIPLINA: Física Geral II
TURMA: K2NA
DATA DA ATIVIDADE / EXPERIÊNCIA: 25/03/2014
TÍTULO DA ATIVIDADE: PÊNDULO SIMPLES
1 - OBJETIVO DA ATIVIDADE:
Determinar a aceleração da gravidade média local, utilizando um pêndulo simples.
2 - MATERIAL UTILIZADO NA ATIVIDADE:
01 – Pêndulo simples.
01 – Uma régua (para medir comprimento do fio) dividida em centímetros e subdividida em milímetros;
01 – Um fio de nylon;
01 – Corpo (bloco) de massa;
01 – Cronômetro (segundos e milésimos).
3 - RESUMO TEÓRICO (INTRODUÇÃO):
Um pêndulo simples consiste de um fio leve e inextensível de comprimento L, tendo na extremidade inferior, por exemplo, uma esfera de massa m; a extremidade superior é fixada em um ponto, tal que ele possa oscilar livremente do ponto A ponto B (resistência do ar desprezível), com amplitudes pequenas.
4 - PROCEDIMENTO:
Primeiramente foi colocado o Pêndulo simples EQ005 em cima de uma Bancada logo depois utilizando a régua foi medido o comprimento dó fio (L) em centímetros obtendo-se cinco medidas: primeira medida = 44,5 cm; segunda medida = 44.0 cm; terceira medida = 44.7 cm; quarta medida = 44.7 cm e quinta medida = 44.1 cm.
O segundo passo da experiência foi abandonar o corpo de massa m a certa distancia em relação ao ponto de equilíbrio formando aproximadamente um ângulo de 45º com a vertical (referencia para o abandono utilizando um ponto da bancada). Após abandonar o corpo com auxilio de um cronômetro foi registrado o tempo em segundos de dez oscilações, obtendo-se cinco amostras conforme a seguir: primeira amostra= 14.62s; segunda amostra = 14.43s; terceira amostra = 14.59s; quarta amostra = 14.15s e quinta amostra = 14.43s. Após a coleta destas cinco amostras foram utilizados cálculos matemáticos obtendo-se o valor da aceleração da gravidade média local/experimental gexp.= 844.93m/s² e o