Relatorio De Fisica EXPERIMENTAL
Verificar experimentalmente o fenômeno da dilatação térmica e com os dados obtidos determinar os coeficientes de dilatação linear, superficial e volumétricos de materiais sólidos.
Material usado:
Termômetro digital, manta aquecedora, balão volumétrico, haste de latão, dilatômetro linear cabral.
Procedimento:
Primeiro foi colocado uma pequena quantidade de água no balão volumétrico, em seguida foi colocado o balão volumétrico na manta aquecedora para a água entrar em ebulição, para que a água já em estado gasoso passasse pela tubulação até chegar no haste de latão. Por onde passava pelo seu interior através de um orifício no seu centro, para que fosse aquecido através dele.
Com ele aquecido foi medido a dilatação máxima do mesmo e também tirada a temperatura em três pontos, para sabermos a temperatura média.
Dados obtidos e análise dos dados
Ti= 26 ºC
Li= 500 mm
∆L= 0,42 mm
T1= 80, T2=78, T3=74 T1+T2+T3/3 = Tf
Tf= 77,33
∆T= Tf- Ti = 51,33
α = coeficiente de dilatação linear β= coeficiente de dilatação superficial
∂ =coeficiente de dilatação volumétrica
α = ∆L/ Li* ∆T β=2*α ∂= 3* α
α = 0,42/ 500 * 51,33 =1,63*10 mm β = 3,27*10 mm
∂ = 4,89* 10 mm
Conclusão:
Nesta atividade pudemos verificar de forma experimental o fenômeno da dilatação térmica, a qual pudemos obter os coeficientes de dilatação através de ensaio feita no laboratório. Este fenômeno que é muito importante de entendermos, pois como futuros engenheiros temos que ter conhecimento dele, Pois iremos trabalhar com muitas estruturas metálica a qual sofrem dilatação térmica, para que esta dilatação também seja considerada nos nossos cálculos estruturais.
Relatório de física experimental
Pratica n°7, Princípio de conservação da energia.
Aluno: Filipe Marinheiro
Turma: 3ENV1