Relatorio De Fisica 3 Terceiro
FIB - CENTRO UNIVERSITÁRIO DA BAHIA
CURSO DE ENGENHARIA
Jacqueline Martins Sousa da Silva
Marcello Prado Oliveira Silva
Mércia da Silva Pereira
Vanessa Reis Costa
CUBA ELETROLÍTICA
Salvador – Ba
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 OBJETIVOS 5
3 TEORIA 6
3.1 Campo elétrico 6
3.2 Linhas de força de um campo elétrico 6
3.3 Campo elétrico uniforme 7
3.4 Condutores e blindagem elétrica 7
4 MATERIAIS E EQUIPAMENTOS UTILIZADOS 10
5 PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS 11
6 DISCUSSÃO 16
7 COMENTÁRIOS FINAIS 17
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 18
1 INTRODUÇÃO
Esse experimento tem como finalidade localizar pontos com mesmo potencial elétrico entre pontos diferentes do campo elétrico. Para isso, precisou-se de uma cuba com placas paralelas, escala com papel milimetrado, solução de água e sal, um multitestes para medir a tensão elétrica. Com esses materiais foi montado o circuito. Anotou-se a voltagem e a corrente elétrica em cada ponto percorrido pelo cursor na cuba contendo a escala. Também foi introduzido entre as placas paralelas, um corpo condutor maciço e um com formato de anel. Com o resultado do potencial e fixado vinte distâncias, pôde-se mensurar o campo elétrico e observar o que acontecia com este e com o potencial ao variar a distância e inserir os corpos metálicos.
O propósito desse relatório é medir o campo elétrico através do potencial elétrico e verificar como atuam em determinadas superfícies nesse contexto, via experimentos realizados no laboratório de física com dados coletados.
No século XIX, à medida que novas descobertas experimentais sobre eletricidade e magnetismo foram sendo feitas, novos constructos conceituais foram sendo desenvolvidos pelos físicos e matemáticos para descrever esses fenômenos. É nessa época que, na Inglaterra, surgem os conceitos de linhas de força, proposto por Michael Faraday (1791-1867), e de campo (elétrico e magnético), proposto por James Clerk Maxwell (1831-1879).
A introdução desses