Relatorio De Fisica 2
FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE PASSOS
FACULDADE DE ENGENHARIA DE PASSOS
Pêndulo Simples
Acadêmicos:
Eder Soares Borges
Leandro Henrique da Silva
Paloma Cristina Silveira
Rafael de Oliveira Zaparoli
Vinícius Pereira
Professor: Mariângela Kallás Andrade Mattar
Curso: Engenharia Ambiental – 1º Período
Disciplina: Física Experimental I
Turma: A
Data do Experimento: 28/09/2011
Data da Entrega: 05/10/2011
SUMÁRIO:
1. INTRODUÇÃO
2. DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
2.1 DESENVOLVIMENTO EXPERIMENTAL 3. MATERIAIS UTILIZADOS 4. DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO 5. RESULTADOS 6. ANÁLISE DOS RESULTADOS 7. CONCLUSÃO 8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1 – INTRODUÇÃO
Em Mecânica, um pêndulo simples é um instrumento ou uma montagem que consiste num objeto que oscila em torno de um ponto fixo. O braço executa movimentos alternados em torno da posição central, chamada posição de equilíbrio. O pêndulo é muito utilizado em estudos da força peso e do movimento oscilatório.
A descoberta da periodicidade do movimento pendular foi feita por Galileu Galilei. O movimento de um pêndulo simples envolve basicamente uma grandeza chamada período (simbolizada por T): é o intervalo de tempo que o objeto leva para percorrer toda a trajetória (ou seja, retornar a sua posição original de lançamento, uma vez que o movimento pendular é periódico). Derivada dessa grandeza existe a freqüência (f), numericamente igual ao inverso do período (f = 1 / T), e que, portanto se caracteriza pelo número de vezes (ciclos) que o objeto percorre a trajetória pendular num intervalo de tempo específico. A unidade da freqüência no SI é o hertz, equivalente a um ciclo por segundo (1/s).
2 – DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
Consiste em determinar a gravidade, com auxílio, do Sistema internacional