Relatorio De Experiencia
Fiz um levantamento sobre a vida escolar das minhas crianças e, entre outras coisas, descobri que um trabalho de releitura dos quadros de Volpi (realizado no ano anterior a este projeto), foi um dos momentos em que as crianças conseguiram maior interesse, concentração e participação voluntária.
Partindo desta informação, fiz pesquisas bibliográficas e descobri que a ARTE tem grande potencial de transformação do sistema educacional. Teoricamente fundamentada iniciei o Projeto “Com a Arte dou cor à vida-resgatando a cidadania através das artes.”
Desde o início meus objetivos foram: estimular a sensibilidade e a criatividade para que, através do ato reflexivo, minhas crianças desenvolvessem atitudes e conceitos relacionados ao respeito mútuo, à ética e à cidadania; desenvolver o senso crítico e o respeito ao trabalho alheio; oportunizar o acesso a um mundo cultural e social diferente do seu; e valorizar a autonomia e a auto-estima, exteriorizando seus sentimentos e emoções, criando e produzindo trabalhos artísticos.
O projeto foi realizado no decorrer do ano 2008 e contemplou uma turma de pré III de período integral (crianças entre 5 e 6 anos de idade), que permaneciam oito horas diárias na escola.
Primeiramente, fiz um levantamento das características sócio-econômicas da turma, pois ter em mãos o perfil da turma com a qual iria trabalhar seria imprescindível para estabelecer uma relação de confiança entre todos e atender às necessidades de cada um, promovendo a socialização e integração do grupo, e programar intervenções pedagógicas necessárias diante da diversidade.
A indisciplina era uma característica marcante do grupo e o desejo de diminuí-la foi a maior motivação