Relatorio de Experiencia Física com Ímas
ELETROMAGNETISMO: PROPRIEDADES DOS IMÃS E LINHAS DE CAMPO MAGNÉTICO
Alunos:
Gustavo Morais nº 8
Henrique Bornelli nº 9
Julia Caixeta nº 14
Americo Vasconcelos nº 1
Leticia Melo nº 17
Jéssica Oliveira nº 12
Carlos Bellini nº 5
Bruno Ferraciolli nº 4
Profo Diego Rezende Brandão Moreira
Machado – MG
SUMÁRIO
1 - RESUMO
2 - OBJETIVO
3 - INTRODUÇÃO TEÓRICA
4 - MATERIAL UTILIZADO
5 - PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
6 - RESULTADO E DISCUSSÕES
7 - CONLUSÃO
8 - BIBLIOGRAFIA
9 - ANEXOS
RESUMO
A experiência consiste em demonstrar os efeitos provocados de um ímã ao influenciar uma limalha de ferro ou outros objetos ferromagnéticos através do contato sobreposto em uma folha sulfite A4 e também ao entrar em contato ao lado exterior de uma garrafa e movimentar a limalha de ferro dentro da mesma fazendo com que se juntassem aos polos contrários por meio do óleo.
OBJETIVO:
Observar as linhas de formação do campo magnético na folha e o movimento da limalha de ferro na garrafa com óleo.
INTRODUÇÃO TEÓRICA
Há muito tempo se observou que certos corpos têm a propriedade de atrair o ferro. Esses corpos foram chamados ímãs. Essa propriedade dos ímãs foi observada pela primeira vez com o tetróxido de triferro (Fe3O4), numa região da Ásia chamada Magnésia. Por causa desse fato, esse minério de ferro é chamado magnetita, e os ímãs também são chamados magnetos. As primeiras experiências com o magnetismo referiam‐se, principalmente, ao comportamento dos ímãs permanentes. A intensidade da ação magnetica dos ímãs se concentra nos polos ou extremidades, isso fica evidente quando esparramamos a limalha de ferro sobre a folha sulfite que estava sobre o ímã.
Com isso podemos ver que o campo magnético dos ímãs se manifesta nas linhas formadas pela limalha de ferro, que se concentra onde a ação magnética possui mais intensidade.
MATERIAL UTILIZADO
- Ímãs de tamanhos diferentes porém todos em forma de barra.
- Limalha de ferro (pó de ferro