RELATORIO DE ESTAGIO
O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, é uma unidade estatal descentralizada da política de Assistência Social, sendo referência para o desenvolvimento dos Serviços Sócioassistenciais de Proteção Básica do SUAS no seu território de abrangência. Esses serviços possuem caráter preventivo, protetivo e proativo, tendo como eixo estruturante a matricialidade sócio familiar e a territorialização.
No CRAS é desenvolvido o Programa de Atenção a Família – PAIF, que se apresenta como um programa prioritário e o Serviço Convivência de Fortalecimento de Vínculos (SCFV) que realizam trabalho Social com Famílias, fortalecendo a função protetiva das mesmas, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo na melhoria de sua qualidade de vida.
C) Setor de realização do estágio:CRAS- Proteção Social Básica (PSB)
I – 3 - JUSTIFICATIVA
O Sistema Único de Assistência Social (SUAS), implantado em 2005 em todo território brasileiro, efetivou na prática, a assistência social como política pública de Estado, buscando romper com o clientelismo e as políticas de favorecimentos. Este novo olhar de integração entre União, Estados e Municípios, visando atender integralmente as pessoas dentro do seu contexto familiar e comunitário.
Desta forma o Governo Federal Brasileiro implantou em todo território nacional os Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) destinando recursos federais para financiamento dos programas/projetos desenvolvidos em todas as unidades do território brasileiro, respeitando os indicadores de pobreza de cada município.
A Proteção Social Básica se desenvolve, quase que exclusivamente, nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), equipamento social público capaz de garantir a atenção integral às famílias em determinado território, também