relatorio de estagio
Departamento de Ciências Biológicas- DCB
Curso de Biologia-2014.1(diurno)
Discente: Alana B. Fernandes
O emprego de atividades lúdicas no estágio supervisionado.
JEQUIÉ (BA) – JULHO
2014
Resumo
O trabalho a seguir traz uma reflexão das questões do estágio supervisionado na disciplina de metodologia e prática de ciências naturais. O trabalho buscou trazer as perspectivas e limitações da sala de aula.
O ponto principal foram às atividades lúdicas que podem ser elaboradas durante o planejamento das aulas, e como trabalhar em sala de aula. Como no assunto estudado em sala de aula que foi a cadeia alimentar. O desafio que se coloca é de formular uma aula fora do tradicionalismo, uma aula em que o aluno possa se expressar, contribuindo para uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem. Com a idéia de tornar os alunos cada vez mais críticos, participativos. E a partir desse ponto de vista buscar ser uma profissional cada vez mais qualificada e estruturada para mediar o ensino-aprendizagem.
Palavas-chave: ensino-aprendizagem, atividades lúdicas, ludicidade, didática
Introdução
Enfim chega o momento tão esperado para os licenciandos, o tão esperado e tão temido estágio de regência. Esperado, porque vamos nos preparando ao longo dos semestres, temos toda uma base teórica, e temido porque será um lugar diferente, vamos sair dos muros da universidade e de toda comodidade que temos dentro dela, vamos para a escola, para a sala de aula, onde desafios nos esperam e alunos que vão colaborar com esse momento assim como também vão nos desafiar.
O estágio é o momento de fundamental importância no processo de formação profissional. É uma espécie de treinamento, que permite que nós estagiários coloquemos tudo que aprendendo nossas bases teóricas em prática. Ele também nos traz a realidade de dois mundos o mundo acadêmico e o mundo profissional e é a partir desse momento que