Relatorio de estagio
O Lar Fabiano de Cristo foi fundado em 1958, a partir da idéia inovadora de Carlos Torres Pastorino que reuniu outros beneméritos em torno de uma proposta que pudesse beneficiar a infância carente e desvalida. Deste momento, participaram pessoas afinadas com os ideais propostos, entre outros, Francisco Cândido Xavier, Divaldo Pereira Franco, Jorge Andréa dos Santos, José Hermógenes de Andrade Filho, Alziro Zarur e Jaime Rolemberg de L ima, o grande realizador da Obra de Fabiano. Inovação já se configurava como uma das características principais da Obra de Fabiano, traço este que se incorporaria ao trabalho posterior graças e um permanente esforço de atualização. “Acolher de 6 a 10 crianças em casas, onde ficariam aos cuidados de pais de adoção que pudessem dispensar-lhes atenções individualizadas, como se filhos fossem, foi a proposta inicial”. A Obra precisava assegurar a sua sustentabilidade,para tal, foi criada uma instituição que atendesse à Obra e aos seus associados, de forma interdependente. Surgia então a CAPEMA (Caixa de Pecúlio Mauá), hoje CAPEMI (Caixa de Pecúlios, Pensões e Montepios - Beneficente). As necessidades crescentes geravam ações mais efetivas.
Foram criadas faixas de assistência a fim de apoiar a infância carente e desvalida. Isto requeria mais do que apenas acolhê-las, educá-las e alimentá-las, pois muitas voltavam para suas casas diariamente e deparavam-se com realidade diferente.
O trabalho só seria fixado, após ampla semeadura também nas famílias dessas crianças. A educação se configurava como o grande diferencial, porque era decisiva na mudança de mentalidade.
Só educar não bastava; era preciso que as crianças estivessem em condição física adequada para absorverem o aprendizado. Era preciso saciar a fome, reformular hábitos, formar um novo ser.
Era fundamental possuir uma profissão, poder ingressar no mercado de trabalho, existir como cidadão. Fazia-se necessário quebrar barreiras,