Relatorio de estagio
R: A família, a sociedade e a comunidade formam uma equipe. É fundamental que ambos sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir. O papel que a família deve exercer é o da valorização da escola, papel que requer engajamento no processo educacional. Valorização e engajamento não exigem qualquer formação acadêmica por parte dos responsáveis. O fundamental é dá valor à escola, cobrar compromisso com os estudos, está atento ao desenvolvimento dos filhos e buscar entender. Pode-se afirmar que a família é fundamental na formação de qualquer indivíduo, culturalmente, socialmente, com cidadão e como ser humano. Vários são os fatores considerados na relação entre Escola e Comunidade, onde ambos devem está interligados a participação e a gestão democrática. Deve dispor-se ao diálogo igualitário por meio de participação de familiares, alunos e comunidade de entorno.
Você acredita que a comunidade escolar pode, realmente, se constituir em comunidade, no sentido explicitado? O que seria necessário para que isso ocorresse? Justifique.
No sentido figurado sim, se mudassem as políticas educacionais, se escola e comunidade realmente estivessem engajadas no mesmo objetivo... infelizmente na prática diária isso não ocorre, a escola é um ambiente que exclui as comunidade consideradas fora dos padrões, ainda vemos preconceitos em relação a uma ou outra comunidade. A escola é o lugar onde se concentra o maior numero de manifestações culturais advinda de diversas comunidades, porém, a falta de um gestão democrática adequada esse conceito seja deixado de lado. Quando a escola consegue ultrapassar seus muros, torna-se um Polo Cultural da Comunidade em que está localizada. Há um ganho geral, pois a família passa a valorizar e reconhecer a instituição escolar e a estimular os estudos de seus filhos. O ambiente