relatorio de estagio simples
CEDUCS – Polo: Porto Alegre/ Centro
Centro Universitário Internacional Uninter
Rosângela Catarina Batista RU 2538
Porto Alegre-2013
UTA Corporiedade e Inclusão
Relatório de estágio
Escola Estadual de Ensino Fundamental Souza Lobo.
Bairro São Geraldo - Porto Alegre/RS
CEP: 90240-552
Telefone: (51) 3342-3631
Introdução:
Inclusão é um dos termos mais complexos nos tempo atuais e temos um longo caminho pela frente, mas para incluir crianças com necessidades especiais na escola de ensino regular não basta apenas abrir as portas para elas, é preciso buscar metodologias para cada uma delas e prepará-las para a cidadania.
Metodologia:
Observação em sala de aula:
A sala de aula observada é de alunos entre seis e sete anos de idade, na primeira série do ensino regular. Nela, há cinco crianças que se pode enquadrar na inclusão: uma delas, com Sindrome de West,(tipo de eplepsia que altera o desenvolvimento mental) uma menina com deficiência na mão direita (infecção hospitalar ao nascer, com cinco meses e meio de gestação). A criança teve seus dedos extirpados tendo que desenvolver habilidade com a mão esquerda, e leve atraso mental. A terceira criança apresenta hiperatividade,TOC, atraso mental e deficit de atenção e eplepsia. A quarta criança com deficit de atenção, e a última, que mais me chamou a atenção é que além de problemas na dicção, atraso mental, dificuldades cognitivas e motoras ele apresenta sintomas leves de autismo, diagnóstico dado pelo profissional que cuida dele, ainda não fechado.
Ao observar esse aluno na hora do recreio, notei que ele "vagava" no pátio da escola de um lado para outro, sem interagir com nenhum coleguinha.
As duas crianças com deficit de atenção não conseguem se concentrar, exigem atenção da professora o tempo inteiro, e tem dificuldades para terminar a tarefa, além da falta de limite.
Uma das maiores dificuldades que pude presenciar, é que essas crianças