relatorio de estagio na educaçao infantil
Venho por meio de este abordar a função social da escola e com isso a função do professor no processo de ensino aprendizagem e no desenvolvimento do aluno a partir das disciplinas abordadas nesse semestre.
O termo educação é muito abrangente, pois envolve todo processo de socialização infantil no contexto em que esta inserida. Com este conceito a escola vem contribuindo há século para a formação do aluno como ser existente, desde a idade medieval educava- se, sendo que naquela época a figura do pedagogo era um acompanhante da criança.
Na época helenística, na escola secundária se estudava a gramática, princípios da retórica e da lógica aplicados ao estudo da literatura, a educação buscava inculcar modelos morais, e também a arte da guerra. A educação não visava formar, no sentido que damos a essa palavra hoje apenas informar.
Ao passar do tempo os fins da educação mudaram, hoje as pessoas ao longo de sua aprendizagem preparam-se para serem trabalhadores, construtores de uma sociedade economicamente capitalista, onde as pessoas devem ser qualificadas para a exigência social, profissional e moral. Pois quando a sociedade capitalista nasceu, sobrou mão de obra devido à industrialização, desde então as pessoas tem buscado qualificação para melhores salários e boas colocações em postos de trabalhos.
A escola ao promover a formação do aluno, com conceitos e valores, vinculados a padrões culturais e sociais, tem o desafio de buscar maneiras de fazer o processo educativo algo prazeroso e desafiador, motivando os alunos a participar de maneira dinâmica construindo seu aprendizado com ética para uma sociedade mais justa.
Neste contexto a vários parâmetros que indicam dificuldades, como a complexidade na formação dos professores, às vezes o educador tem o domínio do conteúdo mais é incapaz de